Notas | 31 JUL 2017

Atividades realizadas pelo Ceweb.br no primeiro semestre de 2017


Durante o primeiro semestre de 2017, o Ceweb.br realizou palestras, cursos, artigos, papers sobre temas relacionados à Web como Acessibilidade, Dados, Internet das Coisas na Web, Realidade Virtual e outros assuntos para fomentar o uso das tecnologias Web abertas e padronizadas na comunidade brasileira.

Confira todo o material disponibilizado de acordo com as áreas de atuação do Ceweb:


Acessibilidade na Web

Workshop de acessibilidade: Apresentação das boas práticas no desenvolvimento de sistemas acessíveis.
http://ceweb.br/noticia/notas/confira-como-foi-o-workshop-sobre-acessbilidade-na-web-realizado-pelo-ceweb-br-e-apoiado-pelo-w3c-brasil/


Paper "Technological study of Brazilian government websites"
: Paper sobre os estudos do Pesquisa TIC Web sobre a aderência aos padrões web e acessibilidade dos sites governamentais. Será apresentado na 8th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2017), na trilha Smart Tech, Web and Media for All, de 17 a 21 de julho, em Los Angeles, EUA, por Reinaldo Ferraz e Newton Calegari.
http://ceweb.br/noticia/notas/ceweb-br-apresenta-paper-sobre-padroes-web-e-acessibilidade-na-conferencia-ahfe-2017/


Circuito de palestras SENAI de Tecnologia - "Acessibilidade na Web"
: Palestra sobre as boas práticas para tornar o conteúdo acessível para pessoas com deficiência sem criar barreiras de acesso.
http://ceweb.br/publicacao/acessibilidade-na-web/


Palestra "Boas práticas em acessibilidade web: como todos podem contribuir para uma Unifesp inclusiva", Unifesp:
Palestra sobre as boas práticas para tornar o conteúdo acessível para pessoas com deficiência sem criar barreiras de acesso.
http://ceweb.br/publicacao/acessibilidade-na-web/


Dados na Web

Evento "Dados Abertos Sobre a Saúde no Brasil": colaboração com a organização e conteúdo do evento organizado por Eokoe e Ministério da Saúde no Google Campus.
http://ceweb.br/publicacao/boas-praticas-para-dados-na-web-desafios-e-beneficios/


Webinar "Boas Práticas para Dados na Web": seminário online para discutir os principais desafios enfrentados pelos publicadores e consumidores de dados na Web.
http://ceweb.br/publicacao/webinar-boas-praticas-para-dados-na-web-desafios-e-beneficios/


Artigo "Do acesso à informação à proteção de dados": Um caminho para a participação e cidadania, por Jamila Venturini e Caroline Burle.
http://ceweb.br/publicacao/do-acesso-a-informacao-a-protecao-de-dados-um-caminho-para-a-participacao-e-cidadania/


Artigo "How to join a W3C Working Group? Our experience as editors of the Data on the Web Best Practices Working Group": conta como participar de um Grupo de Trabalho do W3C, além da experiência como editores do Data on the Web Best Practice Working Group, por Bernadette Lóscio, Caroline Burle e Newton Calegari.
http://www.w3c.br/Noticias/W3Cworkinggroup2017


Palestra "Boas Práticas de Dados na Web", na Oficina dados abertos, ciência aberta: Questões legais para a pesquisa. Fiocruz, Brasília.
http://ceweb.br/publicacao/boas-praticas-para-dados-na-web-desafios-e-beneficios/


Mesa Redonda: A Política de Dados Abertos no Poder Executivo Federal, mediação, parte do evento Dados Abertos: Nova Cultura de Transparência.
http://ceweb.br/noticia/notas/ministerio-da-transparencia-realiza-evento-sobre-dados-abertos-do-governo-federal/


Aula sobre Governo Aberto, Dados Abertos e Dados na Web, na disciplina de Governo Aberto da professora Gisele Craveiro, na USP Leste, São Paulo.
http://ceweb.br/publicacao/dados-abertos-na-pratica/


Aula sobre Conceitos Básicos de Dados Abertos, Controladoria-Geral da União (CGU).
http://ceweb.br/publicacao/dados-abertos-na-pratica/  e http://ceweb.br/publicacao/webinar-boas-praticas-para-dados-na-web-desafios-e-beneficios

Aula sobre Dados Abertos e Boas Práticas de Dados na Web, no Open Master de Governo Aberto da Escola de Políticas Públicas. Escola de Políticas Públicas.
http://ceweb.br/publicacao/dados-abertos-na-pratica/  e http://ceweb.br/publicacao/webinar-boas-praticas-para-dados-na-web-desafios-e-beneficios/

Curso Internacional "Boas Práticas de Dados na Web", a convite da Fundação de las Américas, da OEA, Boas Práticas de Dados na Web a convite da Fundação de las Américas, da OEA.
http://ceweb.br/noticia/notas/curso-boas-praticas-de-dados-na-web/

Palestra "Boas Práticas de Dados na Web", Palestra apresentada no CONIP, em São Paulo.
http://ceweb.br/publicacao/boas-praticas-para-dados-na-web-desafios-e-beneficios/%3C

Palestra "Governo Aberto", Palestra apresentada no CONIP, em São Paulo.
http://ceweb.br/publicacao/governo-aberto/

Artigo sobre "Boas práticas para dados na Web" , publicado na edição 12 da Revista .br por Bernadette Farias Lóscio, Caroline Burle e Newton Calegari.
https://www.cgi.br/publicacao/revista-br-ano-08-2017-edicao-12/


Realidade Virtual e Vídeo

Paper "Web and Virtual Reality as platforms to improve online education experiences": Paper sobre o potencial da Realidade Virtual na Web em ajudar a criar sentido de presença e comunidade no ensino a distância, os maiores desafios encontrados nesta estratégia pedagógica. Será apresentado na 10th International Conference on Human System Interaction (IEEE HSI 2017), na trilha Information Technology for Education,de 17 a 19 de julho, em Ulsan, na Coreia, por Diogo Cortiz.
http://ceweb.br/noticia/notas/ceweb-br-apresenta-paper-sobre-realidade-virtual-e-web

Palestra "O futuro da web com o desenvolvimento das tecnologias de realidade mista e o seu impacto cognitivo", no Festival Path - Palestra sobre realidade mista como ela vai mudar a forma como pensamos, sobre o futuro da web com o desenvolvimento dessas tecnologias e o seu impacto cognitivo, como visualização de dados, tele-existência, consciência expandida e out of body experience.
http://ceweb.br/publicacao/mixed-reality-e-o-seu-impacto-cognitivo/

Visita técnica ao Embodied Media Lab, na Keio University, Japão. Este laboratório tem como objetivo criar futuras tecnologias de mídia que gravem, compartilhem e aprimorem as experiências que temos por meio de nosso corpo. Eles desenvolvem projetos na área de robótica, realidade virtual, haptic feedback e integração com tecnologias Web, como WebRTC e WebVR. A visita técnica, além de nos colocar em contato com o processo de desenvolvimento de tecnologias avançadas na área de interação, também nos permitiu maior integração com os pesquisadores do centro de pesquisa japonês. Resultados: workshop conjunto no IGF e visita ao W3C Brasil.
http://ceweb.br/noticia/notas/visita-tecnica-ao-embodied-media-lab-no-japao/

Foto com robô no Japão


Artigo "Vídeo 360º na Web — imersão, emoção e empatia":
Este artigo apresenta como como a realidade virtual e o vídeo 360º podem trazer mais emoção e imersão na Web, por Diogo Cortiz.
http://ceweb.br/noticia/notas/video-360-na-web-imersao-emocao-e-empatia/

Artigo "A Web na era da Realidade Virtual": Este artigo apresenta o papel da realidade virtual na construção de uma Web imersiva, discutindo aspectos técnicos e de interação, por Diogo Cortiz e Newton Calegari.
http://ceweb.br/noticia/notas/a-web-na-era-da-realidade-virtual/

Artigo "Transmissões de vídeo na Web com taxas de bits adaptáveis (adaptative bitrate)": Este artigo apresenta sobre o crescimento no consumo de vídeo na Web e as abordagens para otimizar a transmissão desse tipo de conteúdo, mostrando como aplicar a técnica de adaptative bitrate para transmissão online, por Newton Calegari.
http://ceweb.br/noticia/notas/transmissoes-de-video-na-web-com-taxas-de-bits-adaptaveis-adaptative-bitrate/

Vïdeo Dhobi Ghat Undisclosed: Este curta documentário observativo foi produzido em Mumbai, na Índia, como parte de um projeto de pesquisa sobre vídeo 360º na Web e o futuro da narrativa, por Diogo Cortiz.
https://www.youtube.com/watch?v=j9ybPsFgurM


Internet das Coisas na Web

Palestra "O uso de tecnologias Web na Internet das Coisas", no Senac Mogi Guaçu: Palestra sobre como a Web pode ir além de simplesmente conectar dispositivos na rede, 24 de maio de 2017.
http://ceweb.br/publicacao/web-das-coisas/


Publicações Digitais

Palestra "O Futuro das publicações digitais": discussão do presente e futuro do e-Pub com convidado internacional Liam Quin, líder da Atividade XML no W3C.
http://www.nic.br/noticia/notas/w3c-brasil-discute-presente-e-futuro-do-epub/

Artigo "Publicações Digitais, e agora José?": O texto cobre a recente fusão entre as organizações W3C e IDPF e fala como isso vai ajudar na evolução do e-Pub e melhorar a entrega de aplicações digitais (e-books) para o usuário final, por Selma de Morais.
http://ceweb.br/publicacao/publicacoes-digitais-e-agora-jose/

Palestra "O futuro das publicações digitais em formato aberto": Como a padronização de um formato para publicação pode elevar a Web ao seu máximo potencial e o que podemos esperar da indústria editorial nos próximos anos? Apresentação realizada em Maio de 2017 por Selma Morais e Reinaldo Ferraz
http://ceweb.br/publicacao/o-futuro-das-publicacoes-digitais-em-formato-aberto/


Web Semântica

Palestra "Descomplicando Web Semântica" no evento Full Stack Experience: palestra apresentando os conceitos fundamentais de Web Semântica e explicação passo a passo para a implementação e seu uso na prática.
http://ceweb.br/publicacao/descomplicando-web-semantica/


Lançamentos

Conferência Web.br 2017 - Teaser e inscrições
http://conferenciaweb.w3c.br/