header

ir para o conteúdo
Notas | 16 OUT 2017

II Encontro Brasileiro de Governo Aberto acontece em novembro

II Encontro Brasileiro de Governo Aberto acontece em novembro

Nos dias 28 e 29 de novembro, acontece no Centro Cultural São Paulo, em São Paulo, o II Encontro Brasileiro de Governo Aberto. Organizado por entidades da sociedade civil – dentre as quais o NIC.br, por meio do Ceweb.br – e órgãos de administração pública, o evento visa promover discussões sobre o governo aberto e formas de viabilizar sua implementação.

O encontro contará com oficinas, mesas de debate e apresentações de trabalho. A programação final deverá ser divulgada em breve.

As inscrições para quem quiser participar são gratuitas e podem ser feitas por meio de um formulário. Interessados e interessadas em apresentar trabalhos, ministrar oficinas ou propor temas para os debates têm até o dia 31 de outubro para inscrever sua proposta.

A realização do II Encontro Brasileiro de Governo Aberto é uma iniciativa do Imaflora, ArtigoRTIGO 19, Agenda Pública, Open Knowledge Brasil, Colab/USP, Ceweb.br do Nic.br, Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município de São Paulo e São Paulo Aberta.

O que é Governo Aberto

Um “Governo Aberto” pode ser entendido como aquele que possui um conjunto de normas, políticas e práticas em torno de quatro princípios: 1) transparência, acesso à informação e abertura de bases de dados; 2) participação da sociedade nas discussões e nas decisões públicas; 3) prestação de contas de forma objetiva, clara e frequente sobre o que faz ou deixa de fazer; e 4) uso de tecnologias de informação e de comunicação para interagir com seus cidadãos e cidadãs.

A ideia de Governo Aberto vem ganhando força no mundo desde a fundação da Parceria para Governo Aberto (OGP, na sigla em inglês) em 2011. Atualmente, a parceria conta com a participação de mais de 70 países e centenas de organizações da sociedade civil, além de governos locais e estaduais.

A implementação de práticas de Governo Aberto permite não só um novo salto democrático, mas também a elaboração e a implementação de políticas públicas com mais legitimidade, efetividade, inteligência e potencial para solucionar os problemas coletivos.

O Brasil já possui um campo emergente em torno do tema, com iniciativas, instrumentos, práticas e políticas de Governo Aberto. Foi nesse cenário que, em 2016, nasceu o I Encontro Brasileiro de Governo Aberto, visando criar um espaço de integração e promover a troca de experiências e o aprendizado coletivo.

I Encontro Brasileiro de Governo Aberto

O I Encontro Brasileiro de Governo Aberto foi realizado no dia 29 de novembro de 2016, em São Paulo, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, tendo promovido uma intensa troca de experiências sobre o tema (mais informações sobre a primeira edição podem ser acessadas aqui e aqui).

O sucesso do evento motivou a realização da segunda edição, bem como a proposta de expandi-lo para dois dias de duração e a ampliação dos parceiros envolvidos em sua realização.

Notícia

Veja algumas fotos do I Encontro Brasileiro de Governo Aberto: http://bit.ly/2yoSj09


Notícia original publicada no site da Artigo 19.