header

ir para o conteúdo
Releases | 11 JAN 2016

Ceweb.br contribui com definição de padrões para abertura de dados


Especialistas brasileiros compõem o grupo de trabalho sobre boas práticas para publicação de dados na Web


Com o objetivo de desenvolver padrões e recomendações para a publicação e uso de dados no ecossistema da Web, o Grupo de Trabalho(GT) Data on the Web Best Practices do W3C (World Wide Web Consortium), colocou em consulta pública documento em inglês sobre Boas Práticas para Dados na Web. O GT tem a participação de membros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que está diretamente envolvido na edição do documento, elaborado em conjunto com os demais filiados ao W3C e que pode agora receber a contribuição de todos os interessados.

Tópicos como qualidade, formatos, vocabulários, formas de preservação, privacidade e publicação de dados sensíveis foram tratados no documento. “Passamos da era do texto e entramos na Web dos dados, que devem ser detectáveis e compreensíveis por humanos e máquinas. Esse é um passo muito importante para a construção da Web, especialmente com a contribuição brasileira”, afirma Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, ao destacar que este é o GT do W3C com o maior número de colaboradores do Brasil – quase metade dos integrantes do grupo. O NIC.br está representado por Yasodara Córdova como co-chair, e pelos editores Caroline Burle e Newton Calegari, que dividem a função com Bernadette Farias Lóscio (UFPE).

O documento Boas Práticas para Dados na Web é destinado a profissionais envolvidos com a gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados em compartilhar e reutilizar dados na Web. Com o intuito de encorajar a adoção do documento, o texto traz uma lista de benefícios em seu uso, tais como o aumento de interoperabilidade entre os sistemas e da confiança nos dados, o reaproveitamento de dados, o processamento e compreensão tanto por humanos como por máquinas, entre outros. Para contribuir com o projeto, basta seguir as instruções disponíveis no sítio do GT ou enviar as considerações por meio da lista de e-mail. Os interessados podem ainda colaborar com o documento específico de Vocabulário sobre Qualidade de Dados, que recebe as contribuições por meio do sítio http://www.w3.org/TR/vocab-dqv/.

Dados abertos

Além da participação no GT do W3C, as atividades do Ceweb.br para promover o uso de dados abertos incluem a realização de cursos online e tool kit sobre o assunto, a publicação do livro Dados Abertos Conectados (também disponível em HTML), os Guias sobre Dados Abertos e Web Semântica do projeto SPUK, e o projeto OD4D Network – Open Data for Development, que tem o objetivo de consolidar uma plataforma para uso de ferramentas de Dados Conectados e Web Semântica. São materiais de referência, produzidos por especialistas no assunto, que estão disponíveis gratuitamente para todos os interessados.

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em http://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/

YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br