header

ir para o conteúdo
Notas | 13 MAI 2019

Casos de uso sobre as "Boas Práticas para Publicações de Dados na Web" serão apresentados na LA-WEB 2019.


Os casos de uso do Brasil e da Costa Rica sobre as “Boas Práticas para Publicação de Dados na Web – DWBP”, uma recomendação do W3C que teve participação massiva dos pesquisadores do Ceweb.br ,  será apresentado na Conferência LA-WEB 2019 - 10th Latin American Web Congress.

 A recomendação com 35 Boas Práticas para Dados na Web fornece orientação para diferentes desafios relacionados à publicação e ao consumo de dados na Web.

 O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), no Brasil, e a Justicia Abierta, do Governo da Costa na Costa Rica foram os dois casos de uso abordados no paper. Ilustram alguns dos principais desafios enfrentados ao aplicar as recomendações, tal como o uso de metadados, de licenças de dados, a origem dos dados, qualidade de dados, versionamento dos dados, identificação dos dados, formatos de dados, vocabulários de dados, acesso a dados e APIs, preservação de dados, Feedback, enriquecimento de dados e republicação dos dados.

 A LA-WEB 2019 será realizada em São Francisco, dia 14 de maio de 2019, em conjunto com a The Web Conference 2019, das 15h às 15h30, na sessão técnica 3. 

Para mais informações sobre a LA-WEB 2019 acesse: https://laweb2019.icomp.ufam.edu.br/program/