header

ir para o conteúdo
Notas | 07 MAR 2016

Por que inscrever seu site no prêmio de acessibilidade?

Por que inscrever seu site no prêmio de acessibilidade?

Algumas pessoas têm medo de inscrever seus sites no Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web por acharem que:

  • Não têm chance de ganhar;
  • Não têm material para inscrever;
  • O site não é 100% acessível;
  • Não conhecem todos os requisitos de acessibilidade.

 Mas, gostaríamos de elencar alguns bons motivos para que as pessoas inscrevam sim, seus sites no prêmio:

VOCÊ TEM CHANCES DE GANHAR

O site inscrito passa por uma avaliação inicial e os inscritos recebem orientações para corrigir o código em tempo de uma nova avaliação. Muitas vezes os comentários apontam para simples correções. Com o site corrigido, as chances de ficar entre os finalistas aumenta consideravelmente.

BASTA DESCREVER AS BOAS PRÁTICAS USADAS PARA INSCREVER UM PROJETO

Para inscrever um projeto web basta preencher um formulário com a URL do projeto e uma descrição das boas práticas utilizadas no desenvolvimento do site. Estruturação de cabeçalhos, textos alternativos, uso de ARIA e por ai vai. Você vai perceber que boa parte dessas boas práticas já são feitas de forma automática durante o desenvolvimento do projeto. Você não está “incluindo acessibilidade”. Ela já faz parte do processo de desenvolvimento.

O PRÊMIO NÃO É UM SELO DE SITE 100% ACESSÍVEL

O objetivo do prêmio é reconhecer iniciativas que vão tornar a Web mais acessível. A premiação não é um selo e sim um reconhecimento pelo trabalho em tornar a Web mais acessível. Seu site pode não ser 100% acessível, mas ele pode ser melhor que boa parte dos sites. E pode ficar melhor ainda.

O SITE SERÁ AVALIADO POR ESPECIALISTAS

Essa é a parte mais valiosa do prêmio!

O site vai passar por uma bateria de avaliações feitas por mais de 20 especialistas em acessibilidade, usabilidade e padrões Web. Independente de classificar o site entre os finalistas, o relatório com os comentários da comissão que avalia o site é um ótimo material para promover mudanças que melhorem a acessibilidade do site. Esse documento é entregue somente para o responsável do site. Ninguém mais vai ter acesso a esse relatório.

EXISTE MUITO MATERIAL SOBRE ACESSIBILIDADE NA WEB

Além da documentação do W3C, como as WCAG 2.0 (em português) e WAI-ARIA 1.0, existe muito conteúdo espalhado pela rede. No site do Ceweb e do W3C Brasil,  tem muito material sobre acessibilidade, além de artigos, palestras, tutoriais e vídeos espalhados por toda a rede.

 A PREMIAÇÃO

O prêmio é encerrado com uma bela premiação. Além de participar da cerimônia de premiação, divulgação e publicação das melhores práticas de acessibilidade, ganhar um prêmio de R$ 5.000,00 e um troféu de melhor projeto Web do ano não é nada mal.

O prêmio tem uma função muito nobre: Aumentar a preocupação com a acessibilidade na Web nas mais diversas áreas. Todos nós temos um papel fundamental na mudança do cenário atual. Vamos construir uma web sem barreiras e mais inclusiva.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o final do mês de março.

Para mais informações, como categorias, premiação e regulamento acesse: http://premio.ceweb.br/.