header

ir para o conteúdo
Notas | 26 JUL 2017

Vídeo 360º na Web  —  imersão, emoção e empatia


O vídeo já é o tipo de conteúdo mais publicado na Web, e sua penetração na rede deve crescer ainda mais nos próximos anos. Essa tendência não é difícil de ser notada quando olhamos para a mudança de comportamento que nós mesmos tivemos na última década: antes a sacada era ter um blog para compartilhar ideias no formato texto, agora é ter um canal no youtube.
 
Aos poucos, as tecnologias de vídeo em 360º estão começando a ser exploradas como poderosas ferramentas de storytelling e imersão na Web. Diferentemente de um vídeo normal, que tem um recorte específico de uma cena — conhecido como o olhar do diretor -, o vídeo 360º captura todos ângulos e dá ao usuário a liberdade de escolha. É essa autonomia que faz com que a audiência se sinta dentro da cena, crie empatia com a estória e personagens e tenha a possibilidade de experimentar a narrativa em sua própria subjetividade.
 
O pesquisador Diogo Cortiz, do Ceweb.br, foi para em Mumbai, mais especificamente em Dhobi Ghat: a maior lavanderia a céu aberto do mundo, para investigar com mais profundidade a tecnologia de vídeo 360º e entender como tudo isso mudaria os aspectos de narrativa.

Saiba mais sobre essa pesquisa e seus resultados no artigo publicado no Medium: https://medium.com/revista-web/v%C3%ADdeo-360%C2%BA-na-web-imers%C3%A3o-emo%C3%A7%C3%A3o-e-empatia-8790044e7f8b