header

ir para o conteúdo
Releases | 30 SET 2020

HTML5 e mudanças tecnológicas dos últimos 10 anos serão analisadas em evento do Ceweb.br


A evolução e futuro do padrão serão discutidos em painéis on-line com transmissão pelo canal do NIC.br no YouTube

O Centro de Estudos Sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizará o evento on-line HTML5 e as mudanças tecnológicas dos últimos 10 anos, no próximo dia 14 de outubro (quarta-feira), a partir das 10h.

Aproveitando a oportunidade de comemorar os 10 anos da primeira atividade desenvolvida pelo W3C Brasil/Ceweb.br para fomento e utilização do padrão HTML5, especialistas foram convidados para se revezar em 3 horas de painéis e debater a evolução dessa linguagem fundamental para o desenvolvimento da Web na última década. Com a participação do W3C Brasil, o evento será transmitido on-line pelo canal do NIC.br no YouTube.

Em sua quinta versão, o HTML – Hypertext Markup Language – é o principal padrão utilizado para publicação de conteúdo (textos, imagens, vídeos, áudios, documentos, etc) na Web. Além de debater aspectos técnicos sobre a evolução do HTML, no encontro serão analisados os impactos do padrão no mercado e na sociedade, e sua importância na construção de uma Web aberta, segura e confiável.

“O HTML é um dos pilares para o desenvolvimento Web, uma linguagem que está em constante discussão pelo consórcio internacional W3C. O evento busca analisar, por exemplo, como o mercado de tecnologia mudou nos últimos 10 anos por conta do HTML5, qual o papel dessa linguagem no surgimento e desaparecimento de diversos serviços e tecnologias e o que podemos esperar para a próxima década. Utilizado inicialmente para computadores de mesa, o HTML5 hoje está presente em dispositivos como smartwatches, televisores e até aplicações de Internet das Coisas”, avalia Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br e do W3C Brasil.

O evento “HTML5 e as mudanças tecnológicas nos últimos 10 anos” é aberto a todos os interessados. Os temas que irão nortear as discussões de cada painel são:

  • A Web antes do HTML5
  • Mudanças no mercado e marketshare
  • Acessibilidade na Web e HTML5
  • HTML5 como aposta para o futuro

Na ocasião, também haverá um momento para relembrar o primeiro curso sobre HTML5 no Brasil, realizado pelo W3C Brasil há exatos 10 anos e considerado um importante marco para os profissionais de desenvolvimento Web do país. Thiago Prado, cientista da computação, que participou da iniciativa, avalia: “Em julho de 2010, antes do curso, eu já tinha ministrado uma palestra sobre o que havia pesquisado sobre HTML5 e CSS3 em uma universidade de Londrina (PR) e estava fascinado com as possibilidades das novas versões das linguagens. Quando soube do curso oferecido pelo W3C Brasil, me inscrevi e, como a participação era precedida de um processo de seleção, ter sido ‘escolhido’ foi um prêmio; mas também uma responsabilidade para aprender ainda mais e me comprometer com a causa da Web aberta.”

Mais detalhes sobre a programação e sobre os palestrantes do encontro estão disponíveis no endereço https://eventohtml.ceweb.br/.

Anote na agenda
Evento on-line HTML5 e as mudanças tecnológicas dos últimos 10 anos
Data: 14 de outubro (quarta-feira)
Horário: A partir das 10h
Programação: https://eventohtml.ceweb.br/ 
Endereço da transmissão web: https://www.youtube.com/NICbrvideos


Sobre o Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em http://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/ 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Rogério Sousa – rsousa@webershandwick.com – (11) 95129-0037
Renata Albuquerque - RAlbuquerque@webershandwick.com - (11) 98415-0345 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
 caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 
Bruna Migues - Assistente de Comunicação – bmigues@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://www.instagram.com/nicbr/