CONCLUSÃO

O interesse na publicação de dados na Web não é algo novo. Entretanto, o crescente interesse no uso da Web como plataforma para compartilhamento de dados trouxe novos desafios para a publicação de dados de forma estruturada. Em cenários onde os consumidores de dados não são previamente conhecidos, a publicação de dados deve ser realizada de maneira a atender grupos de consumidores com requisitos e perfis diversos. 

Neste contexto, além dos aspectos básicos de disponibilização de dados, devem ser levados em consideração outros aspectos que dizem respeito à compreensão, à confiabilidade e ao processamento dos dados de forma automática. Por um lado, os provedores devem fornecer informações que auxiliem no entendimento dos dados, como metadados estruturais, mas também devem prover informações que permitam aos consumidores conhecer a proveniência e a qualidade dos dados. Por outro lado, os consumidores devem ser capazes de prover feedback sobre os dados que foram usados, a fim de contribuir para a melhoria do processo de publicação. Além disso, os consumidores devem prover informações sobre o uso dos dados, ou seja, juntamente com a aplicação ou visualização que foi gerada a partir dos dados publicados, devem ser disponibilizadas informações sobre os dados que foram usados. Para facilitar as tarefas de provedores e consumidores de dados na Web, foram propostas um conjunto de Boas Práticas que abordam aspectos relacionados à todo o ciclo de vida dos na Web. A adoção dessas Boas Práticas leva à criação de um canal de comunicação entre provedores e consumidores, além de contribuir para a melhoria do processo de publicação de dados na Web.