header

ir para o conteúdo

Mover-Se na Web - Articulação Pró-Brumadinho


O programa Piloto Mover-Se na Web - Articulação Pró-Brumadinho surgiu em 2019, através da parceria do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Tem como objetivo ajudar a comunidade da cidade de Brumadinho/MG, atingida pelo rompimento da barragem no mesmo ano, através do fomento de projetos que utilizem tecnologias abertas da Web e empreendedorismo.

Das 26 propostas recebidas, 5 foram selecionadas. São elas: 

Alerta Brumadinho - Solução Tecnológica para Denúncia de Crimes Ambientais em Brumadinho, Minas Gerais.

Universidade/Instituto:Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Campo Mourão

Nome Do Proponente (Coordenador): Igor Scaliante Wiese

Integrantes do Projeto: Lucas Souza Santos e Lucas Vinícius Ribeiro

Sobre o projeto: O projeto vai desenvolver uma plataforma web que contará com três tipos de usuários: o comum, que faz a denúncia; as ONGs ambientais, que irão validar o que foi denunciado, e os órgão públicos, cuja atuação está centrada na resolução dos problemas apontados. Por meio de um feed, semelhante à linha do tempo das redes sociais, os cadastrados na plataforma poderão acompanhar as denúncias – eles terão ainda um botão de interação para apoiá-las. Mostrando, de forma mais objetiva e abrangente, os locais na cidade onde há maior incidência dos delitos para que seja realizado o monitoramento dessas regiões.

Brumadinho Open Data Lake & Analytics: uma aplicação Web de ciência de dados e inteligência analítica para suporte à decisão.

Universidade/Instituto:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nome Do Proponente (Coordenador): Adriano César Machado Pereira

Integrantes do Projeto:João Victor dos Anjos Bárbara, Rafael Alexandre Pardini Guedes e 

Wagner Meira Jr

Sobre o Projeto: O projeto tem como objetivo criar um arcabouço tecnológico para integrar e agregar diferentes fontes de dados e, com isso, gerar um grande repositório que ajudará a mapear oportunidades, identificar necessidades e, por consequência, apoiar políticas públicas. 

 

BrumadinhoCoin: Uma Moeda Ambiental Solidária

Universidade/Instituto:Universidade Federal Fluminense – UFF

Nome Do Proponente (Coordenador): Antônio Augusto de Aragão Rocha 

Integrantes do Projeto: Fabiano da Guia Rocha e Luiz Filipe de Jesus do Nascimento

Sobre o projeto: O projeto consiste na criação de um mecanismo de incentivo à execução de ações concretas para a preservação ambiental das matas e bacias hidrográficas. Será desenvolvida uma plataforma web capaz de fazer a conexão entre empresas interessadas em executar serviços ambientais e pessoas da comunidade local dispostas a realizar as tarefas. Em troca, elas serão remuneradas com a moeda virtual BCoin ou BrumadinhoCoin, que poderá ser usada no comércio local, incrementando a economia da cidade por meio do incentivo ao consumo.

 

Plataforma Tecnológica de Financiamento Coletivo de Projetos Inovadores das Mulheres de Brumadinho – SuperAÇÃO Coletiva

Universidade/Instituto: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena

Nome Do Proponente (Coordenador): Cheilon Caldeira Camargo

Integrantes do Projeto: Ailton Gabriel de Oliveira, Rafael José de Alencar Almeida, Samuel Morais e Vinicius Augusto da Silva Paulo

Sobre o Projeto: Além do financiamento coletivo, o projeto vai permitir que haja a formação de uma rede social entre as participantes pela própria plataforma, incentivando a comunicação, a interação e a colaboração entre a rede de mulheres locais e, a reboque, promovendo o empoderamento feminino e gerando impacto social com propostas inovadoras.

 

Sistema de Monitoramento em Tempo Real de Qualidade de Água de um Rio

Universidade/Instituto: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Paulista

Nome Do Proponente (Coordenador): Rodrigo Cesar Lira

Integrantes do Projeto: Gaston Alexandre Gouveia, Gabriel Lima Gonçalves da Silva

Sobre o Projeto: A proposta do projeto  é desenvolver um sistema (tanto hardware quanto software) capaz de fazer o monitoramento em tempo real da qualidade das águas do rio Paraopeba. Assim, os dados coletados pela estação poderão ser agregados a um sistema web, no qual o usuário teria a chance de acompanhar informações sobre a qualidade da água. 

 

Após a finalização dos projetos, testados em ambientes controlados e devidamente aprovados pelas partes interessadas, a documentação e código-fonte ficarão disponibilizados no GitHub do Ceweb.br. Para saber mais sobre o histórico do programa Piloto Mover-Se na Web - Articulação Pró-Brumadinho, acesse os botões da lateral esquerda para visualizar a Chamada Pública e as Propostas Recebidas. 

 

 Informamos que em razão da pandemia COVID-19 estamos tomando medidas de prevenção, seguindo as orientações do Ministério da Saúde para segurança de todos/as. Devido ao cenário atual, serão necessárias alterações no cronograma do projeto MoverSe na Web - Articulação Pró-Brumadinho. Contamos com a compreensão e colaboração de todos/as. Obrigada!

Projeto Adicionas